sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FERJ anuncia mudanças para Campeonato Carioca de 2013

   
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), anunciou algumas mudanças para o Campeonato Carioca do ano que vem (2013). Além das duas fases tradicionais, Taça Guanabara e Taça Rio, haverá um terceiro turno, que será disputado pelos quatro clubes que conquistarem mais pontos nos outros dois. Isso significa que os campeões dos turnos tradicionais não terão vaga garantida na final do terceiro.  

- Com isso, vamos privilegiar a melhor pontuação. Isso corrige uma distorção. Em 2012, o Flamengo fez 36 pontos, o Vasco, 35 e nenhum ficou nem entre as duas primeiras posições. Um clube que não tenha ganho o primeiro ou o segundo turno, ainda tem a chance de ser campeão, caso ele chegue à final. O vencedor da Taça Guanabara não estará direto na final. E sim, na semifinal, por conta deste grupo novo. Em vez de dois turnos, teremos três. Quemganhar os dois iniciais vai direto para a final do campeonato (em dois jogos) e não é mais automaticamente campeão - explicou Rubens Lopes, presidente da FERJ, em entrevista à Rádio Tupi.    

Outra novidade acontecerá na final do campeonato. Agora, o saldo de gols será desprezado.   

- Nas duas partidas finais, independente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo - afirmou Lopes, também à Rádio Tupi.    

Além dessas duas mudanças, que teriam sido propostas a fim de deixar o Cariocão mais atrativo, o Campeonato Carioca poderá ter, também, o "Torneio Super Clássicos". A ideia é que, paralelamente à disputa das outras três fases, os quatro grandes clubes do Rio meçam forças em um torneio à parte. Essa proposta, no entanto, ainda não foi confirmada. O Conselho Arbitral da FERJ deverá analisá-la até o fim do mês de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário